gallery/photo_wc1

Competências profissionais

Capacidade de identificar problemas e apresentar soluções para as tomadas de decisão nos negócios da fileira do turismo;

Aptidão de análise, planeamento, avaliação e implementação de projectos, designadamente iniciativas empreendedoras através da participação em actividades de pesquisa e de intervenção com impacto real na economia e na comunidade; Uso eficaz das tecnologias de informação e comunicação (TIC); Espírito empreendedor, incluindo a capacidade para formulação de planos de negócio e a criação do próprio emprego; Capacidade de gestão e trabalho em equipa;  Integração a nível internacional pelas oportunidades de mobilidade oferecidas.

 

Saídas profissionais
Agências de viagens, operadores turísticos e rent-a-car; Aeroportos, companhias aéreas e empresas de cruzeiro; Hotéis, resorts[U1]  e outros empreendimentos turísticos; Restaurantes, catering e empresas de organização de eventos; Empresas de consultadoria na área do turismo; - Organizações de prestação de serviços turísticos, itinerários e guias; Organizações públicas ligadas ao turismo projectos de turismo cultural e de natureza, negócios, saúde e bem estar, turismo náutico, gastronomia e vinhos; Turismo urbano (city e short break).


Plano de estudos

1º Ano / 1º Semestre: Geografia e História de Moçambique; Introdução à Economia; Introdução ao Turismo; Introdução à Gestão; Português Comercial e Administrativo; Inglês I.

1º Ano / 2º Semestre: Geografia do Turismo em Moçambique; Estatística; Introdução à Informática; Inglês II; Antropologia Social; Metodologia de Estudo e Investigação.

2º Ano / 1º Semestre: Estudos de Mercado; Inglês III; Contabilidade I;  Ética Aplicada;  Gestão de Alojamento e Restauração I, Opção I.

2º Ano / 2º Semestre: Contabilidade II; Geografia Turística Internacional; Gestão de Alojamento e Restauração II; Gestão e Técnicas de Agências de Viagens, Opção II; Opção III.

3º Ano / 1º Semestre: Organização de Feiras, Congressos e Exposições; Higiene e Segurança no Trabalho; Direito Fiscal e Fiscalidade; Animação Turística; Economia do Turismo, Opção IV.

3º Ano / 2º Semestre: Legislação Turística; Marketing e Promoção Turística; Organização de Itinerários Turísticos; Organização e Gestão de Empreendimentos Turísticos; Opção V.

4º Ano / 1º Semestre: Fluxos e Transportes; Teoria; Métodos e Instrumentos do Planeamento e Ordenamento do Território; Planeamento do Turismo e Novos Produtos Turísticos; Projecto de Investigação Aplicada I.

4º Ano / 2º Semestre:  Seminário; Projecto de Investigação Aplicada II; Projecto Profissional.

 

Licenciatura em 

Gestão de Empresas Turísticas